Loading...

Hora da Lição s09 Introdução O Evangelho Em Gálatas

Micocaster: Dannilo Cerqueira
Arte da Capa: Alexandre Kapteinat
Edição e Sonorização: Dannilo Cerqueira

 

[ut_button color=”grey” target=”_blank” link=”http://media.blubrry.com/micocast/mico116.com.br/micocasts/HDLs09/HDLs09e00.mp3″ size=”medium”]DOWNLOAD MP3[/ut_button]

Olá Brasil, olá mundo, olá galáxia! Está começando uma nova temporada da Hora da Lição, uma programação MicoCast, do site mico116.com.br. Por que mico116? Romanos 1:16, porque não nos envergonhamos do evangelho de Cristo e estamos dispostos a pagar este mico.
Quem vos fala sou eu, Dannilo Cerqueira, ou para os ouvintes de costume, Dann Dann da Bahia (ou simplesmente Dann). Neste episódio introdutório, vamos fazer um panorama geral do assunto da lição desta temporada, com o título “O Evangelho em Gálatas”.

Mas antes, vamos explicar o nosso novo formato do programa. A partir de agora, o Hora da Lição será mais curtinho, não trazendo uma discussão do tema, mas apontando o plot central de cada semana, segundo o Guia de Estudos, sendo realizada a cada semana por um MicoCaster diferente. Além disso, teremos um programa mais inclusivo, com transcrições literais dos episódios, como você pode conferir exatamente agora! Então, sem mais delongas, vamos lá!

[contatos]

Seja muito bem vindo, seja muito bem vinda! A partir dessa semana estudaremos a epístola de Paulo aos Gálatas. O guia foi preparado pelo PhD Carl Coseart, professor de estudos bíblicos na universidade de Walla Walla, em College Place, Washington.

O livro de Gálatas tem algumas peculiaridades sobre a verdade. De fato, talvez você conheça o termo “sola scriptura”. Coincidentemente (ou não), esse foi um dos livros que impulsionaram Martinho Lutero em sua jornada para a verdade revelada. Através das palavras do apóstolo Paulo, Lutero enxergou o falso evangelho pregado e vivido pela igreja em seu tempo. As boas-novas da justificação pela fé foram reencontradas pelo monge, e hoje temos a alegria da liberdade verdadeira. Além disso, temos a revelação e explicação a respeito da liberdade, entendemos a função da lei na salvação e o elo disso com nosso relacionamento com Cristo, orientada pelo Espírito Santo. Por fim, elucidamos a maior das perguntas: “Como homens pecadores podem se tornar justos diante de um Deus santo e justo?”

Embora não haja um consenso entre os eruditos quanto à data de escrita de Gálatas, sabemos que ela foi uma das primeiras cartas do autor, datada de algo entre 48 e 52 d.C.
Quando estudiosos avaliam o público-alvo de Paulo, centralizam em dois pontos de vista. O primeiro e mais antigo, é de que os destinatários eram de etnia gaulesa, povo de ascendência celta que habitava na extremidade norte da Ásia Menor (hoje na região da Turquia moderna), segundo o livro de Atos, 18:23, “frígio-gálata” e “Galácia e Frígia”, respectivamente. Essa é a “teoria do norte”. Já a “teoria do sul”, o outro lado da moeda, surgiu um pouco depois, por volta do século 19. De acordo com essa teoria mais recente (ou menos antiga), os gálatas seriam cristãos que habitam no sul da Ásia Menor, região da província romana da Galácia, de 25 a 74d.C., com cidades como Derbe, Pisídia, Listra e Icônio, mencionadas em Atos, capítulos 13 e 14.

É muito capaz que Paulo tenha escrito pensando em ambas regiões. O mais importante é perceber que as palavras trazidas por Paulo a respeito do verdadeiro evangelho servem ainda hoje para nós!
Tendo visto o exemplo de Lutero e tantos reformadores, fica mais uma pergunta para refletir: Será que estamos prontos para essa verdade? Acompanhe semanalmente essa temporada e descubra!

Acaba aqui nosso episódio introdutório da Hora da Lição. Muita coisa vem por aí, novos programas, novos assuntos!
Fica com com Deus e até a próxima!

Versos Para Memorizar:

Leituras da Semana:

Desafio MicoCast

MiCOnte+

Duração: aprox. 06 min.

SUGESTÕES, CRÍTICAS, DÚVIDAS, “RATADAS E CAUSOS” ?

Envie e-mails para: micocast@mico116.com.br
ou fale conosco pelo WhatsApp (71) 99113-6968

[envie o email com nome, idade, profissão e localidade!]

2017-06-30T13:52:38+00:00