Loading...

Hora da Lição s09e03 – A unidade do evangelho

Micocaster: Edmara Santana
Arte da Capa: Alexandre Kapteinat
Edição e Sonorização: Mendenson Mota

 

[ut_button color=”grey” target=”_blank” link=”http://media.blubrry.com/micocast/mico116.com.br/micocasts/HDLs09/HDLs09e03.mp3″ size=”medium”]DOWNLOAD MP3[/ut_button]

Lição 3 – A Unidade do Evangelho

Edmara Paiva

Bom, o titulo da lição dessa semana é “A unidade do evangelho” mas acho que o nome deveria ser “Tretas na igreja primitiva”, gente, sou adventista desde sempre e nunca tinha reparado nos farrapos entre Paulo e Pedro, sempre achei que eram “brothers” mas a lição mostrou que assim, nem tanto. O verso tá lá em Fp 2:2 (levanta a mão aê quem achou que os versos sempre estariam em Gálatas porque estamos estudando Galátas) Então, sério agora, Fp 2:2 “Completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.”

Então, a lição vem trazendo as tretas que estavam acontecendo na igreja primitiva e estavam causando divisão na igreja. Tem um ditado que diz assim: “Se você quer ir rápido, vá sozinho. Mas se você quer ir longe, vá junto com alguém.” Isso se aplica a igreja também, como igreja temos uma missão que é levar o evangelho ao mundo, ou seja, não queremos ir rápido, queremos ir longe. Para isso, precisamos estar todos juntos, unidos, com o mesmo propósito de levar Cristo ao mundo.  Se tiver divisões na igreja, isso fica quase impossível. Pense em seu corpo, todos os órgãos agem em harmonia, pelo menos deveria, né? Então imagine que amanhã seu coração acorde e diga “ih rapaz, preciso de férias, todo dia bato sei lá quantas vezes, só trabalho. Hoje será meu dia de folga!” e resolva parar de bater. Agora imagine que seu pulmão, seu fígado, seu intestino, todo mundo resolva um dia tirar um dia de folga. Nesse caso, você morre. A igreja também é assim, se deixam de seguir o proposito e destroem a harmonia e a união, a igreja morre e aí não tem como levar Cristo a todas as nações. Só que Paulo era um menino inteligente, aí ele define unidade não apenas como pessoas com funções diferentes que trabalham juntos com um proposito como é no nosso corpo, ele fala em ter um so pensamento, um só espírito, uma só atitude. Nesse caso, unidade significa muito mais do que estar de acordo, significa ser um no que cremos, e trabalhar juntos em favor do mesmo objetivo.

Só que aí é que vem a treta! Hoje ainda acontecem tretas assim, mas com outras coisas. Naquela época é porque alguns ainda não tinham entendido que as cerimonias e sacrifícios que apontavam para Cristo já tinham sido completos e acabado com Cristo. Ai eles queriam que os gentios que Paulo estava convertendo fossem circuncidados, isso estava causando divisão na igreja. Lembrando que a circuncisão foi a aliança que Deus fez com Abraão e significava um relacionamento com Deus. Era um símbolo da circuncisão do coração e completa dependência de Deus.

Ai Paulo chega e fala “Hello, acorda, Jesus não quer prepúcio nenhum não, Ele quer o coração.” Aí o “bicho pegou” e Paulo teve que fazer de tudo pra convencer as pessoas que no evangelho não existe circunciso e incircunciso, não tem diferença entre judeus e gentios, servo e patrão, todos são um e livres em Cristo. Mas só que a galera estava conseguindo convencer os gentios de que precisavam se circuncidar, e naquela época  os judeus viam os gentios como imundos e aí era comum que evitassem, tanto quanto possível, o contato com os gentios. É aí que entra a treta de Paulo com Pedro. Vamos ver o caso na íntegra (estou me sentindo Willian Bonner agora).

Vamos lá pra Gálatas 2:11 – 14: “E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e, se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: ‘Se tu, sendo judeu, vive como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?’” e aí a história se desenrola e se você é do tipo que gosta de ver fofoca, corre la e leia o resto da história.

Bom, o que estava acontecendo era o seguinte: estavam deixando de pregar a liberdade do evangelho de Cristo para pregar formalidades e coisas que já estavam “ultrapassadas.” Pedro pregava para judeus, e Jesus mesmo falou com ele em sonho que ele podia se relacionar com gentios e pregar para eles, veja lá em Atos 10, e agora Pedro, que sabia que essa história de circuncisão não tinha nada a ver, estava apoiando. Aí Paulo se retou e deu logo um sermão dizendo que somos todos iguais em Cristo, e que nele somos livres e que temos que agir de acordo com nossas crenças.

Quando ele fala dessa liberdade não é liberdade da lei. Porque muita gente fala que depois de Jesus não existe mais lei, certo, não precisa mais das leis formais de sacrifício e as cerimonias do templo, mas os 10 mandamentos não entram aí não hein, galera?! Eles continuam valendo, como valem desde que o mundo foi criado. Essa liberdade para os cristãos é o ser livre em Cristo. É a oportunidade de ter uma vida de livre devoção a Deus. Envolve a liberdade da escravidão de nossos desejos pecaminosos (Rm 6), liberdade da condenação da lei (Rm 8:1,2) e a liberdade do poder da morte (1Co 15:55). A verdade do evangelho nos liberta e somos livres e iguais em Cristo. E quando chegarem com a historinha de que “ah, as leis de Deus nos restringem, eu quero e ir e fazer tudo o que eu quiser”, lembre de que as leis de Deus nos protegem das consequências do pecado, Deus só que o melhor para nós.

Resumindo a historia, Paulo fala que somos salvos pela fé, porque aceitamos o sacrifício de Cristo e temos um coração circuncidado. Ser circuncidado exteriormente não salva ninguém, ir a igreja todo sábado não salva ninguém, não comer carne de porco não salva ninguém. O que salva é ter fé e um coração dependente de Deus. Somente o sacrifício de Cristo liberta e meu desejo é que você aceite esse sacrifício todos os dias em sua vida. Não olhe para as pessoas querendo seleciona-las e dividindo judeus de gentios, todos somos pecadores e necessitamos da graça de Cristo. Precisamos unidos, como igreja, com o mesmo propósito, com uma unidade de fé, levar Cristo a todos, independentemente de quem sejam, porque Cristo morreu para judeus e gentios.

Isso é tudo amiguinhos, até a próxima, beijos e queijos.

Versos Para Memorizar:

“Completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude” (Fp 2:2, NVI)

Leituras da Semana: Gl 2:1-14; 1Co 1:10-13; Gn 17:1-21; Jo 8:31-36; Cl 3:11

Desafio MicoCast

MiCOnte+

Duração: aprox. 12 min.

SUGESTÕES, CRÍTICAS, DÚVIDAS, “RATADAS E CAUSOS” ?

Envie e-mails para: micocast@mico116.com.br
ou fale conosco pelo WhatsApp (71) 99113-6968

[envie o email com nome, idade, profissão e localidade!]

2017-07-12T22:56:39+00:00