Loading...

Hora da Lição #03 – A Missionária Inesperada

Verso Para Memorizar: “Havia também muitos leprosos em Israel nos dias do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro” (Lc 4:27).

Leituras da Semana: 2Rs 5; Mc 1:40-45; 2Rs 2:1-15; Jo 15:5; Rm 6:4-11; Rm 6:1

O que esperar de uma menina tirada de sua terra, de seu lar, do meio de todos os seus conhecidos e feita escrava ainda pequena? Desprezo, ódio, desejo de vingança? Pois ela não demonstrou nada disso, pelo contrário, sentiu compaixão dos seus opressores e através de um testemunho convincente levou salvação a um outro país. Não sabemos sequer o seu nome, mas seu exemplo inspirador ficou registrado na história, para nos mostrar que Deus pode usar qualquer pessoa, em qualquer lugar, para salvar. Neste MicoCast Na Hora da Lição, Dannilo Cerqueira (@danndamn), Arthur Kapteinat (@ArthurKLima), Ícaro Gama, Mendenson Mota (@mendenson) e Verena  Marttins conversam sobre o exemplo missionário dessa garotinha exemplar!

Duração: 50 min

SUGESTÕES, CR͍TICAS, DÚVIDAS E “CAUSOS” Envie e-mails para: micocast@mico116.com.br

Ele tinha tudo, porém…

1. Leia Marcos 1:40-45, Lucas 8:41-56 e Marcos 2:1-12. Além do fato de Jesus ter feito curas miraculosas, qual é o denominador comum nesses relatos? O que levou todas essas pessoas a Jesus?

Uma testemunha inesperada
2. Leia 2 Reis 5:1-7. O que aconteceu nessa passagem? Por que os sírios prestariam atenção ao que uma garota cativa tinha a dizer? Quais poderiam ser as implicações dos fatos mencionados no texto?
3. Leia 2 Reis 5:1-7. O que aconteceu nessa passagem? Por que os sírios prestariam atenção ao que uma garota cativa tinha a dizer? Quais poderiam ser as implicações dos fatos mencionados no texto?

Eliseu, o profeta
4. Leia 2 Reis 2:1-15. O que a passagem diz sobre o chamado e o ministério de Eliseu?

A cura de Naamã
5. Leia 2 Reis 5:11-14. O que esse relato nos ensina sobre Naamã e algumas das lições que ele tinha que aprender? O que podemos extrair dele para nossa vida?

Um novo cristão
6. “Agora sei que não há Deus em nenhum outro lugar, senão em Israel. Por favor, aceita um presente do teu servo” (2Rs 5:15, NVI). De que modo essas palavras ajudam a revelar a experiência da salvação? Ap 14:12; 1Jo 5:2, 3; Rm 6:1

Reflita Mais:

1. Há muita discussão sobre o que aconteceu após a cura de Naamã. Em 2 Reis 5:17-19, Naamã fez uma poderosa confissão de fé, dizendo: “Nunca mais oferecerá este teu servo holocausto nem sacrifício a outros deuses, senão ao Senhor” (v. 17). Contudo, logo depois ele disse: “Quando o meu senhor entra na casa de Rimom para ali adorar, e ele se encosta na minha mão, e eu também me tenha de encurvar na casa de Rimom, quando assim me prostrar na casa de Rimom, nisto perdoe o Senhor a teu servo” (v. 18). Quais são as implicações da resposta de Eliseu? Até que ponto os missionários cristãos têm de exercer paciência e compreensão para com os novos conversos, especialmente quando esses vêm de um contexto religioso e cultural diferente?
2. Com que rapidez deve ocorrer a mudança no estilo de vida dos novos conversos? “A viúva de Sarepta e Naamã da Síria tinham vivido à altura de toda a luz que possuíam; assim, eles foram considerados mais justos que o povo escolhido de Deus que se tinha desviado dEle, e sacrificado o princípio à conveniência e à honra mundana” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 416).
3. A cura e a salvação vieram a Naamã por meio de uma fé revelada por suas obras. Qual é a relação entre fé e obras? Por que é importante compreender os papéis fundamentais, mas distintos, de ambas na experiência da salvação?

[ut_button color=”grey” target=”_blank” link=”http://mico116.com.br/wp-content/uploads/2015/07/HDLs01e03.mp3″ size=”medium” ]DOWNLOAD MP3[/ut_button]

By | 2017-07-12T10:57:19+00:00 julho 17th, 2015|blog, HL01, hora da lição, MicoCast| Comments