Loading...

Hora da Lição 04 – A Saga de Jonas

Verso Para Memorizar: “Então, falou Pedro, dizendo: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas; pelo contrário, em qualquer nação, aquele que O teme e faz o que é justo Lhe é aceitável” (At 10:34, 35).

Leituras da Semana: Jn 1–4; 2Rs 14:25; Is 56:7; Is 44:8; Mt 12:40; Ap 14:6-12

No livro de Jonas, nós vemos o relato sincero da relutante experiência pioneira que ele teve como missionário em terras estrangeiras, tanto em seus aspectos positivos quanto negativos. Jonas recebeu a custosa missão de se aventurar fora da zona de conforto da terra natal e levar a mensagem de Deus mundo a fora! Estamos nós preparados para assumir o papel de missionário e alavancar o serviço para as pessoas ao nosso redor? E o que dizer de outros lugares, outros países? Neste MicoCast Na Hora da Lição, Dannilo Cerqueira (@danndamn), Arthur Kapteinat (@ArthurKLima) e Ícaro Gama recebem o convidado especial Felipe Weyder , o brasileiro solitário da Micronésia, nos traz informações da vida de um missionário, fazendo um link com a lição!

Referido no Micocast:

www.adventistvolunteers.org

Duração: 1h e 08 min

SUGESTÕES, CR͍TICAS, DÚVIDAS, “RATADAS E CAUSOS” Envie e-mails para: micocast@mico116.com.br

O Profeta falho

1. O que 2 Reis 14:25 fala sobre Jonas? Sob que perspectiva ele é apresentado?

2. Leia Jonas 1:1-3, 9-12; 3:3-10; 2:1-9. Que quadro esses versos apresentam sobre Jonas, quanto aos aspectos bons e aos ruins?

Que outros personagens bíblicos Deus usou, apesar de suas falhas de personalidade? Que esperança podemos encontrar no fato de que Deus usou pessoas falhas e defeituosas para trabalhar em Sua obra de alcançar pessoas?

Um dos primeiros missionários
3. Leia Jonas 1:3-17. Que lições podemos obter dessa impressionante narrativa?

A conclusão de tudo é que há somente um Deus, o Criador dos céus e da Terra (Is 44:8; 45:5, 6).
Adorar qualquer outra coisa é idolatria e erro. Qualquer outro “deus” a quem alguém orar é imaginário e constitui mentira. Por que é tão importante compreender e internalizar essa verdade, especialmente no contexto da missão?

No ventre do grande peixe
4. Leia Mateus 12:40. Como Jesus tomou a história de Jonas e a aplicou a Si mesmo? Leia também Jo 2:19-22.

A geração de Nínive
5. Leia Jonas 3. Que grande mensagem é encontrada nesse capítulo, à luz da obra de alcançar pessoas e do evangelismo?

Deus nos deu algumas promessas maravilhosas e também algumas ameaças severas. O que a história dos ninivitas nos ensina sobre a condicionalidade dessas promessas e ameaças?

O lamento de Jonas
6. Leia Jonas 4:10, 11. O que esses versos ensinam sobre o caráter de Deus em contraste com a natureza humana pecaminosa? Por que devemos ficar felizes pelo fato de Deus ser nosso juiz supremo, e não algum ser humano?

Reflita Mais:

1. “Na história de Nínive há uma lição que vocês devem estudar cuidadosamente. […] Devem conhecer seus deveres para com o semelhante, ignorante e corrompido, que necessita de sua ajuda” (Ellen G. White, Cristo Triunfante [MM 2002],p. 171). Quais são nossos deveres para com nossos semelhantes?

2. A Assíria era uma das superpotências que dominaram o antigo Oriente Próximo cerca de 885 a 625 a.C. Israel e Judá sofreram repetidamente sob seu domínio cruel. Jeú, rei de Israel, foi forçado a pagar tributos ao opressor governante assírio, Salmaneser III. Israel finalmente caiu ante as forças assírias por volta de 722 a.C. Não é de admirar que Jonas estivesse relutante em ir a Nínive, uma das quatro principais cidades da Assíria e centro da adoração a Ishtar, a deusa
do amor e da guerra. Deus o havia chamado para visitar a fortaleza espiritual do território inimigo a fim de conclamar os hostis assírios a se arrependerem. Que lições há nessa história a respeito das missões?

3. Como a igreja remanescente pode evitar a pressuposição de que os conselhos e bênçãos do Senhor em áreas como o sábado, a saúde e a educação lhes foram dados para o próprio benefício, e não para benefício das nações? Leia Apocalipse 3:17, 18.

4. De que forma as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-12 refletem a mensagem de Jonas para os ninivitas?

5. Algumas pessoas rejeitam automaticamente a história de Jonas, especialmente a parte em que ele fica no ventre do peixe. Que pressuposições fazem com que elas a rejeitem sem pensar duas vezes? E que pressuposições você precisa ter para crer nela?

[ut_button color=”grey” target=”_blank” link=”http://mico116.com.br/wp-content/uploads/2015/07/HDLs01e04.mp3″ size=”medium” ]DOWNLOAD MP3[/ut_button]

By | 2017-07-12T10:57:47+00:00 julho 23rd, 2015|blog, HL01, hora da lição, MicoCast| Comments