Loading...

Hora da Lição 06 – Ester e Mordecai

Verso Para Memorizar: “‘Não pense que pelo fato de estar no palácio do rei, de todos os judeus só você escapará, pois, se você ficar calada nesta hora, socorro e livramento surgirão de outra parte para os judeus, mas você e a família de seu pai morrerão. Quem sabe se não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha?’” (Et 4:14, NVI).

Leituras da Semana: Et 1–10; 1Co 9:19-23; Jo 4:1-26; At 17:26; Mt 22:21;
Rm 1:18-20

Sempre pensamos em como seria mais fácil, como nos tempos bíblicos, se Deus falasse diretamente como fez com Abraão, Moisés ou Jonas. Mas vemos na história de Ester e Mordecai (ou Mardoqueu) uma semelhança com nosso cotidiano, onde a fé para desenvolver seu papel missionário é imprescindível! No MicoCast Na Hora da Lição dessa semana, Dannilo Cerqueira (@danndamn),  Mendenson Mota, Paula Freitas e Anne Artiaga resumem a lição contando a história e mastigando os aspectos de uma forma relaxada e divertida

Ficha Técnica Música Especial:
Título:
Sossegai
Artista: Art’trio
Album: Art’trio Hinos
Contato: Art’trio Oficial

Duração: aprox. 28min

SUGESTÕES, CR͍TICAS, DÚVIDAS, “RATADAS E CAUSOS” Envie e-mails para: micocast@mico116.com.br

ESTER NA PÉRSIA

1. Leia Ester 1:2-20. O que aconteceu ali? Que coisas, nessa história, são difíceis de entender numa perspectiva moderna? (Ao ler a passagem, lembre-se de que muitos detalhes não são apresentados.)

2. Leia 1 Coríntios 9:19-23. De que maneira podemos aplicar os princípios vistos nesses versos ao que aconteceu com Ester? Ou será que eles não se aplicam à história dela?

ESTER NA CORTE DO REI

3. Leia Ester 2:10, 20. Por que Mordecai instruiu Ester a não revelar sua origem? Por que, às vezes, pode ser prudente não revelarmos imediatamente nossa filiação religiosa?

4. Leia João 4:1-26, a história de Jesus e a mulher junto ao poço. Por que Ele disse abertamente que era o Messias, enquanto entre Seu próprio povo não falou de maneira tão franca? Como esse relato nos ajuda a entender as palavras
de Mordecai a Ester?

<strong“PARA UM MOMENTO COMO ESTE”

5. Que desculpa Hamã usou para tentar livrar o império dos judeus? É fácil deixar que as diferenças culturais nos ceguem para a humanidade de todas as pessoas? Et 3:8-13; At 17:26

MORDECAI E HAMÃ

6. De acordo com o livro de Ester (5–8), como a rainha conseguiu salvar seu povo?

7. Leia Ester 6:1-3. O que esses versos nos dizem sobre Mordecai? Que lições podemos extrair sobre a maneira como o povo de Deus pode atuar, e até mesmo testemunhar, em terras estrangeiras?

QUANDO ALGUNS GENTIOS SE TORNARA…

8. Leia Ester 8. Concentre-se especificamente no verso 17. Como podemos entender isso em termos de testemunho e de alcançar pessoas?

9. Leia Romanos 1:18-20. Como os conceitos ensinados ali poderiam estar envolvidos no caso das pessoas mencionadas no livro de Ester?

Reflita Mais:

1. Que paralelos podemos traçar entre o edito promulgado contra os judeus e o que acontecerá nos últimos dias, quando a questão da “marca da besta” ficar em evidência?

2. Judeus e cristãos na Antiguidade contestaram o direito de manter o livro de Ester no cânon da Bíblia. Ele não aparecia no Antigo Testamento usado pela comunidade que produziu os manuscritos do Mar Morto, nem no Antigo Testamento das igrejas da antiga Turquia e da Síria. O nome de Deus não aparece nesse livro, enquanto há cerca de 190 referências ao rei pagão. Embora ele mencione o jejum, não há referências à oração, aos sacrifícios, ao templo ou à adoração. E não é mencionada a ênfase da aliança quanto ao perdão e misericórdia. Contudo, o Senhor achou por bem incluí-lo no cânon. Por quê? Que lição espiritual encontramos nele sobre a maneira pela qual Deus trabalha em nossa vida para o bem, mesmo em meio a circunstâncias difíceis?

3. Reflita mais sobre as ocasiões em que os missionários não falam abertamente sobre sua identidade e sua obra. Há alguma razão válida para fazer isso? Às vezes, os missionários são muito cuidadosos para não dizer quem são, especialmente
em países hostis ao testemunho cristão. Se formos impressionados a não revelar imediatamente quem somos, como poderemos fazê-lo de forma que não seja desonesta e enganosa?

[ut_button color=”grey” target=”_blank” link=”http://mico116.com.br/wp-content/uploads/2015/08/HDLs01e06.mp3″ size=”medium” ]DOWNLOAD MP3[/ut_button]

By | 2017-07-12T10:58:33+00:00 agosto 6th, 2015|blog, HL01, hora da lição, MicoCast| Comments