Loading...

Hora da Lição 09 – Pedro e os Gentios

Verso Para Memorizar: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar” (Atos 2:38,39).

Leituras da Semana: At 2:5-21; 10:1-8, 23-48; Rm 1:14-16; At 10:9-22; 11:1-10; 15:1-35

Sendo o primeiro entre os apóstolos a levar o evangelho aos gentios, Pedro se defrontou com grandes desafios, quebrando paradigmas e ultrapassando fronteiras pessoais. Será que estamos vendo nossos irmãos em Cristo da mesma maneira? Estamos sendo reflexo de Jesus para levar a mensagem a todo o mundo? No Micocast dessa semana Na Hora da Lição, Dannilo Cerqueira (@danndamn), Ícaro Gama e Mendenson Mota discutem sobre vários assuntos polêmicos. Participe conosco interagindo com seus comentários e emails!

Duração: aprox. 51min

SUGESTÕES, CR͍TICAS, DÚVIDAS, “RATADAS E CAUSOS” Envie e-mails para: micocast@mico116.com.br

PEDRO NO PENTECOSTES

1. Leia Atos 2:5-21. Como esse acontecimento mostra a intenção de Deus no sentido de que o evangelho fosse a todo o mundo, e também o papel que os judeus deveriam ter nessa proclamação?

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO – PARTE 1

2. Leia Atos 10:1-8, 23-48. O que a história desse gentio que se tornou seguidor de Jesus ensina sobre salvação e tetemunho?

A CONVERSÃO DE CORNÉLIO – PARTE 2

3. Leia Atos 10:33. Quais palavras de Cornélio a Pedro demonstram que, apesar de sua falta de conhecimento, ele entendia que sequer ao Senhor também significava obedecer-Lhe?

4. Leia Atos 11:14. Por que devemos levar o evangelho até mesmo para pessoas piedosas como Cornélio?

5. De que forma Romanos 2:14-16 nos ajuda a entender o que estava acontecendo com Cornélio?

A VISÃO DE PEDRO

6. Leia Atos 10:9-22 e 11:1-10. As atitudes erradas de Pedro prejudicavam o cumprimento da missão? Por que foi preciso uma experiência sobrenatural para que a mente de Pedro se abrisse?

O DECRETO DE JERUSALÉM

7. O que aconteceu no Concílio de Jerusalém que ajudou a resolver essa importante questão? (At 15:1-35)

Reflita Mais:

1. A visão de Pedro tem sido explicada de maneira a apoiar o argumento de que as leis dietéticas do Antigo Testamento não são mais válidas – como justificativa para se comer carnes imundas. O significado da visão foi claramente explicado pelo próprio Pedro “Deus me demonstrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo”(At 10:28). Portanto, a visão não foi sobre alimentação, mas sobre aceitação de outros seres humanos como filhos de Deus, não importando a etnia, nacionalidade, ocupação ou religião. Porém, por que as pessoas usam a visão como argumento na questão da dieta? Que cuidado devemos ter ao lidar com as Escrituras?
2. Leia Romanos 1:14-16. De que maneira devemos considerar essa ideia em termos de missões? e aqueles que não têm a lei escrita a têm gravada no coração, por que precisamos pregar a eles?
3. O concílio de Jerusalém foi um modelo para a igreja hoje (At 15:1-35). Quais são algumas das coisas específicas desse concílio que constituem um modelo? Por exemplo, procure coisas como: (1) testemunhos pessoais sobre a obra missionária; (2) o papel do evangelho; (3) o papel das Escrituras; (4) o papel das missões; e (5) a maneira pela qual as pessoas se relacionam no concílio.

[ut_button color=”grey” target=”_blank” link=”http://mico116.com.br/wp-content/uploads/2015/08/HDLs01e09.mp3″ size=”medium” ]DOWNLOAD MP3[/ut_button]

By | 2017-07-12T11:00:14+00:00 agosto 27th, 2015|blog, HL01, hora da lição, MicoCast| Comments