Loading...

Hora da Lição 12 – Paulo: Missão e Mensagem

“Sede meus imitadores como eu o sou de Cristo” 1Co. 11:1. Paulo seguiu o exemplo de Jesus de ir até as pessoas. Viajou por todo o mundo então conhecido falando com as pessoas no mercado, nas ruas, nas sinagogas e no Areópago. Ele sabia que para ser um missionário eficaz precisava apresentar o evangelho de uma forma acessível, partindo do conhecimento e da experiência que as pessoas já tinham. Paulo adaptou o evangelho sem retirar sua essência e sem omitir verdades polêmicas. No MicoCast dessa semana, continuaremos tirando lições da vida desse grande missionário com Dannilo Cerqueira (@danndamn) e Arthur Kapteinat (@ArthurKLima)!

Verso Para Memorizar: “

“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:13, 14).

Leituras da Semana: 1Co 1:22-24; 1Tm 6:12; 2Tm 4:7; 1Co 15:12-22; At 15:38-41

Duração: aprox. 59min

SUGESTÕES, CR͍TICAS, DÚVIDAS, “RATADAS E CAUSOS” Envie e-mails para: micocast@mico116.com.br

[envie o email com nome, idade, profissão e localidade!]

Os gregos e os judeus

1. Leia 1 Coríntios 1:22-24. Quais são as diferentes maneiras pelas quais as pessoas se relacionam com a verdade? O que podemos aprender nesse texto que nos ajuda em nosso testemunho a diferentes grupos de pessoas?

Soldados e atletas

2. Que importantes lições para a vida cristã os leitores de Paulo encontraram nas seguintes passagens? 1Co 9:24-27; Gl 5:7; 1Tm 6:12; 2Tm 2:5

3. Quais comparações Paulo fez entre a atividade dos soldados e a vida cristã? 2Co 10:4, 5; Ef 6:10-18; 1Tm 6:12; 2Tm 2:3, 4

Paulo e a lei

4. “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei” (Rm 3:31). Sobre que lei Paulo estava falando nesse texto?

5. Leia Romanos 13:8-10; 2:21-24; 1 Coríntios 7:19; Efésios 4:25, 28; 5:3; 6:2. Como esses versos indicam que a lei moral de Deus, os Dez Mandamentos, não foi anulada na cruz?

A cruz e a ressurreição

6. Leia 1 Coríntios 15:12-22. Qual é a importância da morte e ressurreição de Jesus para o evangelho? Por que uma compreensão correta da morte como sono é fundamental para se entender essa passagem? Se os mortos em Cristo já estão no Céu, qual é a conclusão de Paulo?

Convivência com outros

7. Leia Atos 15:38-41. O que aconteceu naquela ocasião, e o que isso nos diz sobre a natureza imperfeita desses grandes obreiros do Senhor?

8. Leia 2 Timóteo 4:11. O que esse texto revela sobre o crescimento e o perdão?

Reflita Mais:

1. Paulo evitou o martírio fugindo para Atenas, o centro intelectual do mundo greco-romano. As cidades fornecem abrigos para os refugiados, inclusive cristãos. O apóstolo não perdeu tempo: após observar os monumentos religiosos da cidade, argumentou com os judeus e pregou no mercado. Leia Atos 17:16-31. Que abordagem Paulo usou com essas pessoas? É necessário adaptar a mensagem a cada grupo de pessoas? Paulo não abrandou nem comprometeu a verdade para alcançar aquelas pessoas. Em nossas tentativas de alcançar outros, como podemos ser fiéis às nossas crenças essenciais?

2. Por que o estado dos mortos é um ensino importante? Quais são alguns dos erros e enganos contra os quais essa verdade nos protege? Em sua cultura, quais são algumas crenças contra as quais essa verdade pode defender você?

3. Pergunte como os alunos chegaram à fé e que papel tiveram em sua experiência fatores como sinais, lógica, razão, etc. Que papel esses fatores deveriam ter, não só na origem da fé, mas também na conservação dela?

4. Qual é o contexto das pessoas em sua sociedade? Que tipo de crenças são as mais comuns? Qual é a melhor abordagem a ser usada para alcançá-las? Quais são algumas das cunhas de entrada que o capacitarão a fazer contato com elas de tal forma que não as ofenda logo de início?

[ut_button color=”grey” target=”_blank” link=”http://mico116.com.br/wp-content/uploads/2015/09/HDLs01e12.mp3″ size=”medium” ]DOWNLOAD MP3[/ut_button]

By | 2017-07-12T11:01:06+00:00 setembro 23rd, 2015|blog, HL01, hora da lição, MicoCast| Comments