Loading...

Hora da Lição s02e09 – O Jugo de Jeremias

Madeira versus ferro. O jugo que Jeremias devia usar foi feito de madeira, material forte, mas não tão pesado e duradouro quanto o ferro. A mudança do jugo de madeira para o de ferro traz uma advertência forte: Precisamos aprender a nos submeter à vontade de Deus. O que isso significa para você? Uma vida solitária. Jeremias representou sua mensagem de uma maneira muito pessoal, até pessoal demais para o nosso gosto. É bem possível que Deus nos peça que façamos coisas que nos tirem de nossa zona de conforto, precisamos estar prontos para isso. Guerra de profetas. A verdade é contrastada com uma mensagem açucarada, que satisfaz os desejos humanos mas não muda o comportamento. Como diferenciar a verdade do erro, especialmente quando ambos são muito semelhantes? Essas são apenas algumas das importantíssimas questões abortadas no episódio dessa semana. Venha com a gente!

Uma vida solitária

1. Leia Jeremias 16:1-13. Qual foi a mensagem do Senhor ao profeta? Embora fosse uma mensagem dura, de que forma ela seria uma bênção para ele? Compare com Oseias 1:1-3

O jugo de Jeremias

2. Leia Jeremias 27:1-18. Qual é a mensagem do Senhor para as pessoas? Por que, para muitos, essa mensagem pareceria uma traição?

3. O que é especialmente importante na mensagem de Jeremias 27:5? Ver também Daniel 4:25

Guerra dos profetas

4. Leia Jeremias 28:1-9. Imagine que você habitasse na Judeia e presenciasse o duelo dos profetas. Em quem acreditaria? Em quem desejaria acreditar? Teria razão para acreditar em Hananias?

O jugo de ferro

5. Qual era o simbolismo profético do ato de Hananias? Jr 28:1-11

6. Leia Jeremias 28:12-14. O que aconteceu em seguida? Qual foi a nova mensagem de Jeremias?

Confiando em mentiras

7. O que os versos seguintes têm em comum com Jeremias 28:15?
– 2Tm 4:3, 4
– 2Ts 2:10-12

Perguntas para Reflexão

1.”Hananias, cujo nome significa “Deus tem sido gracioso”, parecia estar apresentando uma mensagem de graça, perdão e salvação. Que lições devemos aprender com esse falso pregador da graça?”

2.”Quais são algumas mentiras que prevalecem em sua cultura hoje? Por que o apego a Jesus e à Sua Palavra constitui a única proteção contra elas?”

3.”Você já teve que aprender, de forma dolorosa, que a obstinação só torna mais difíceis as coisas? Por que é melhor se submeter imediatamente ao Senhor, em vez de lutar contra Ele?”

4. O futuro parece esperançoso e promissor, ou assustador, perigoso e cheio de incertezas?

5. A mensagem de Jeremias, como vimos no contexto das mentiras de Hananias, era olhar para o passado, para a história, e
aprender com eles. Ellen G. White escreveu: “Nada temos a temer quanto ao futuro, a menos que nos esqueçamos da maneira pela qual o Senhor nos tem guiado e dos ensinos que nos ministrou em nossa história passada” (Life Sketches, p. 196). O que ela quis dizer com isso? O que aconteceu em nosso passado, e o que Deus nos ensinou nele, que pode nos ajudar a estar preparados para o que virá no futuro?

6.Hananias deu uma falsa mensagem de graça. Quais são as falsas mensagens de graça hoje, contra as quais precisamos nos guardar?

Micocasters: Dannilo Cerqueira (@danndamn), Arthur Kapteinat (@ArthurKLima) e Gabriel Vitor (@Gabriel Vitor)

Arte da Capa: Alexandre Kapteinat

Edição e Sonorização: Dannilo Cerqueira

[ut_button color=”grey” target=”_blank” link=”http://mico116.com.br/micocasts/HDLs02/HDLs02e09.mp3″ size=”medium”]DOWNLOAD MP3[/ut_button]

Verso Para Memorizar:

“Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-Me” (Lc 9:23).

Leituras da semana: Jr 16:1-13; Os 1:1-3; Jr 27:1-18; Dn 4:25; Jr 28; 2Tm 4:3, 4

Duração: aprox. 47 min

SUGESTÕES, CR͍TICAS, DÚVIDAS, “RATADAS E CAUSOS” Envie e-mails para: micocast@mico116.com.br

[envie o email com nome, idade, profissão e localidade!]

By | 2017-07-12T15:19:06+00:00 novembro 27th, 2015|blog, HL02, hora da lição, MicoCast| Comments