Loading...

Hora da Lição s03e04 – Conflito e crise: os juízes

Embora Cristo já tenha obtido a vitória definitiva contra Satanás, em um nível pessoal o grande conflito continua. Satanás tem usado todas as suas armas para destruir indivíduos, famílias e grupos de pessoas, sabendo que pouco tempo lhe resta. Todavia, ao longo de toda história bíblica Deus está derrotando constantemente os propósitos de Satanás. O livro de Juízes nos ensina que Deus atende aos clamores humanos por ajuda e que, para realizar o livramento, muitas vezes Ele usa pessoas falhas, homens e mulheres que também precisam de salvação, tanto quanto eu e você. Chegamos ao segundo episódio desta terceira temporada estudando a história de personagens incríveis que, apesar de todos os seus defeitos, foram usados por Deus para obras grandiosas. Nessa semana, pense o quanto Deus pode fazer por meio de você se você apenas se colocar à disposição para viver à altura de seu potencial.

Débora

1. Leia Juízes 4. Em quais aspectos vemos o tema do grande conflito expresso nesse capítulo? No final, quem, somente, trouxe vitória a Israel, apesar da indignidade do povo?

Gideão

2. Leia Juízes 6:1. O que aconteceu nessa ocasião? Jz 6:10

3. Leia Juízes 6:12-16. O que o Anjo do Senhor disse a Gideão, e qual foi a reação dele? Gideão já não devia saber por que eles estavam sendo afligidos? Jz 6:7-10

Sansão

4. Leia Juízes 14:1-4. Como é possível que Deus tenha usado a fraqueza de Sansão em relação às mulheres como “uma oportunidade para atacar os filisteus”? (v. 4, NTLH).

Rute

5. Leia Rute 1:8, 16, 17. O que significa o fato de que Rute desejou ir com Noemi?

Samuel

6. Leia 1 Samuel 2:12-25. Como vemos a lamentável realidade da luta do bem contra o mal nessa passagem?

Perguntas para Reflexão

1. Pense num herói cheio de falhas. Há bem pouca coisa em Sansão que deveríamos imitar, embora ele seja mencionado em Hebreus 11:32 junto com alguns personagens importantes. Obviamente, a história vai além do que se pode ver. Pense no que Deus poderia ter feito com Sansão. E o que dizer de nós? Quanta coisa mais poderíamos fazer se estivéssemos vivendo à altura de nosso potencial?

2. Não importa se nossa vida no lar foi boa ou ruim, devemos escolher a quem serviremos no grande conflito. Podemos acertar nossa situação com o Senhor, apesar dos nossos muitos erros? Embora tenhamos tempo para nos arrependermos e entregar a vida ao Senhor, qual o perigo de adiar essa decisão?

Micocasters: Dannilo Cerqueira (@danndamn), Arthur Kapteinat (@ArthurKLima) e Gabriel Vitor (@Gabriel Vitor)

Arte da Capa: Alexandre Kapteinat

Edição e Sonorização: Dannilo Cerqueira

[ut_button color=”grey” target=”_blank” link=”http://mico116.com.br/micocasts/HDLs03/HDLs03e02.mp3″ size=”medium”]DOWNLOAD MP3[/ut_button]

Verso Para Memorizar:

“Orou Ana e disse: O meu coração se regozija no Senhor, a minha força está exaltada no Senhor; a minha boca se ri dos meus inimigos, porquanto me alegro na Tua salvação”(1Sm 2:1).

Leituras da Semana: Jz 4; 6; 14; Hb 11:32; 1Sm 2:12-25; 8:1-7

Duração: aprox. 40 min.

SUGESTÕES, CR͍TICAS, DÚVIDAS, “RATADAS E CAUSOS” Envie e-mails para: micocast@mico116.com.br

[envie o email com nome, idade, profissão e localidade!]

2017-07-12T15:19:52+00:00