Loading...

Hora da Lição s03e05 – O conflito continua

Já estamos quase na metade da temporada! Passa rápido né? A lição desta semana apresenta narrativas de sucesso e fracasso de grandes personagens. Porém, mais do que isso, essas narrativas falam da fidelidade de Deus. Um Deus que luta pelos Seus. Embora muitos séculos tenham se passado, hoje estamos tão envolvidos no grande conflito quanto os heróis que estudamos. Nosso papel nesse conflito não é passivo. Sim, está consumado! Mas, precisamos acreditar que esteja, e viver essa realidade. Precisamos unir nossa fraqueza à força que Cristo nos oferece e permitir que Ele nos torne vencedores sobre o mal.

Davi, Golias e Bate-Seba

1. Leia 1 Samuel 17:43-51. Que palavras de Davi são tão importantes para que entendamos sua vitória? Em contraste com isso, leia 2 Samuel 11:1-17. Que nítida diferença vemos no mesmo homem? O que fez a diferença?

Para converter o coração deles

2. Leia 1 Reis 18:21-39. Apesar da óbvia realidade do grande conflito ali, o que Elias realmente desejava que acontecesse em Israel, e por que isso é tão relevante para nós hoje?

Palavras de desafio

3. Leia 2 Reis 19:21-34, especialmente os versos 21 e 22. Qual é a mensagem de Deus para Seu povo em meio à terrível crise?

Decreto de morte

4. Leia Ester 3:8-11. Considerando os planos de Deus para o povo judeu, especialmente em relação à vinda do Messias, que consequências o sucesso desse decreto traria?

Neemias

5. Leia Neemias 1. Qual é o contexto da oração de Neemias? De que forma ela nos lembra a oração de Daniel 9:4-19? Em ambos os casos, qual é a questão, e como isso se encaixa no grande conflito?

6. Leia Neemias 2:16-18. Como Neemias convenceu os líderes a começar a trabalhar em algo que eles haviam considerado impossível? O que esse líder poderia ensinar à nossa igreja hoje?

Perguntas para Reflexão

1. Que outras promessas bíblicas apontam para nossa suprema esperança? Reúna algumas delas e leia-as em voz alta. Que cenário elas nos apresentam?

2.O que tornou trágica a queda de Davi foi que ele tinha sido abençoado por Deus de modo especial! Apesar de tudo que ele havia recebido, cometeu um grave pecado. Mas, em vez de se concentrar só no lado negativo, pense no aspecto positivo dessa sórdida história: a graça de Deus, concedida a alguém que havia caído a um nível tão baixo. O que isso diz sobre a completa e plena redenção que temos em Jesus? Não importando o que tenhamos feito nem a gravidade da nossa queda, como podemos ter a certeza de que seremos perdoados, se nos arrependermos, como ocorreu com Davi?

Micocasters: Dannilo Cerqueira (@dann.ac), Arthur Kapteinat (@ArthurKLima) e Danielle Palma (@palmadanielle)

Arte da Capa: Alexandre Kapteinat

Edição e Sonorização: Dannilo Cerqueira

[ut_button color=”grey” target=”_blank” link=”http://mico116.com.br/micocasts/HDLs03/HDLs03e05.mp3″ size=”medium”]DOWNLOAD MP3[/ut_button]

Verso Para Memorizar:

 “E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então, disseram: Disponhamo-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra”(Ne 2:18).

Leituras da Semana:  1Sm 17:43-51; 2Sm 11:1-17; 1Rs 18:21-39; 2Rs 19:21-34; Et 3:8-11; Ne 1

Duração: aprox. 26 min

SUGESTÕES, CR͍TICAS, DÚVIDAS, “RATADAS E CAUSOS” Envie e-mails para: micocast@mico116.com.br

[envie o email com nome, idade, profissão e localidade!]

2017-07-12T15:20:21+00:00