Loading...

Hora da Lição s03e12 – A Igreja Militante

“Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas”.  João é chamado a escrever o livro do Apocalipse, mas quem fala é “Aquele que nos ama”. Jesus personaliza a maneira de lidar com cada igreja. Todas têm diferentes necessidades, e Ele satisfaz cada uma delas. As mensagens às sete igrejas mostram que Cristo tem permanecido intimamente ligado ao Seu povo ao logo da História e que deseja que Sua igreja e as pessoas que a compõem cresçam espiritualmente num relacionamento com Ele. Ele se ofereceu para habitar no meio do Seu povo. Só assim temos a esperança da vitória.

A Igreja de Éfeso

1. Leia Apocalipse 2:1-7. Nesses versos, como podemos ver o grande conflito sendo travado?

Esmirna e Pérgamo

2. Para a igreja de Esmirna, Jesus é apresentado como “o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver” (Ap 2:8; ver Ap 1:18). Para a igreja em Pérgamo, Jesus é aquele que segura entre os dentes uma afiada espada de dois gumes (Ap 1:16; 2:12). Qual é o significado dessa descrição de Jesus para cada uma dessas igrejas?

Tiatira e Sardes

3. Leia Apocalipse 2:18–3:6. Quais eram os problemas dessas igrejas? Estamos enfrentando essas mesmas questões? Como o grande conflito é revelado nessas lutas?

A igreja de Filadélfia

4. Leia Apocalipse 3:7. Como Jesus foi apresentado a essa igreja? O que essas descrições dizem sobre Ele?

5. Leia Apocalipse 3:10. Como você entende a perseverança da igreja de Filadélfia? De que forma Jesus prometeu limitar a provação que ela enfrentaria? O que isso significa para nós?

A igreja de Laodiceia

6. Leia Apocalipse 3:14-22. O que Jesus aconselhou essa igreja a fazer? O que essas palavras significam para nós?

Perguntas para reflexão

  1. Se você fosse para o Céu agora, teria dificuldade para se adaptar ao novo ambiente? O que você precisa mudar para estar preparado para o Céu?
  2. “Ultimamente, quando tenho olhado ao redor à procura dos modestos seguidores do manso e humilde Jesus, minha mente tem ficado muito alarmada. Muitos que professam esperar a breve volta de Cristo estão se conformando com este mundo, e procuram mais fervorosamente o aplauso dos que os cercam do que a aprovação de Deus. São frios e formais, como a igreja nominal da qual se separaram há tão pouco tempo. As palavras dirigidas à igreja de Laodiceia descrevem perfeitamente a atual condição deles” (Ellen G. White, The Review and Herald, 10 de junho de 1852). Embora essas palavras tenham sido escritas há mais de 150 anos, por que elas se aplicam tão bem a nós? O que isso diz sobre o mito de que os tempos primitivos da igreja eram “velhos e bons tempos”?
Micocasters: Dannilo Cerqueira (@danndamn), Arthur Kapteinat (@ArthurKLima) e Gabriel Vitor (@Gabriel Vitor)
Arte da Capa: Alexandre Kapteinat
Edição e Sonorização: Dannilo Cerqueira

[ut_button color=”grey” target=”_blank” link=”http://mico116.com.br/micocasts/HDLs03/HDLs03e12.mp3″ size=”medium”]DOWNLOAD MP3[/ut_button]

Verso Para Memorizar:

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3:20).

Leituras da Semana: Ap 2:1-7; Os 2:13; Ap 2:8-17; 2:18–3:6; Is 60:14; Ap 3:14-22

 

Duração: aprox. 37 min.

SUGESTÕES, CR͍TICAS, DÚVIDAS, “RATADAS E CAUSOS” Envie e-mails para: micocast@mico116.com.br

[envie o email com nome, idade, profissão e localidade!]

2017-07-12T15:22:22+00:00