Loading...

Hora da Lição s04e01 – Filho de Davi

Quem é Jesus: Deus, homem ou ambos? Ele foi um presunçoso e desiludido itinerante da Galiléia ou é o maior Mestre que o mundo já conheceu? Ele é o mais brilhante especialista em ética e filosofia de todos os tempos? É um mártir por excelência, condenado por uma multidão invejosa e sedenta de poder? O Senhor ressuscitado? A maneira como percebemos e nos relacionamos com a identidade de Jesus influencia nossa vida agora e para a eternidade. O MicoCast desta semana é sobre a preexistência de Jesus (Ele sempre existiu – nunca houve um tempo em que Ele não existisse); e sobre a Sua encarnação (Deus Se tornou Homem – assumiu a natureza humana); e que Jesus é o Prometido, o Messias indicado nas profecias do Velho Testamento. É disso que Mateus fala. E é isso que nós, quando estudamos os Evangelhos, precisamos entender. Deus assumiu a natureza humana e realmente deu a Sua vida em favor da humanidade. Pelo pecado, ficamos alienados de Deus, mas o próprio Deus, na pessoa e na figura de Jesus, deu a Sua vida por nós.

Um Livro de origens

1. O que estas passagens dizem sobre Jesus? Jo 1:1-3; Hb 1:1-3; Mq 5:2; Mc 12:35-37

Uma linhagem real

2. Leia os textos seguintes. Como eles nos ajudam a compreender a ideia que Mateus procurou transmitir?

2Sm 7:16, 17

Is 9:6, 7

Is 11:1, 2

At 2:29, 30

A árvore genealógica

3. Além de Davi, quem mais encontramos na árvore genealógica de Jesus? Mt 1:2, 3

4. Leia Mateus 1:4, 5. Quem mais é mencionada na lista de Mateus? Por que isso é um tanto surpreendente?

5. Quem mais está na linhagem de Cristo? Mt 1:5, 6

Sendo nós ainda pecadores

6. O que as passagens seguintes dizem sobre a natureza humana? Quais fortes evidências temos de que essas declarações são verdadeiras? Rm 3:9, 10; 5:8; Jo 2:25; Jr 17:9

O nascimento do divino Filho de Davi

7. Leia Mateus 2:1-14. Que contraste é visto entre a atitude desses sábios e a do rei Herodes?

Perguntas para Reflexão

1. Herodes tinha concepções muito erradas sobre a profecia, que o levaram a fazer algumas coisas terríveis. Pense em algumas compreensões falsas sobre a profecia em nossa época. Por exemplo, muitos creem que os cristãos fiéis serão levados de maneira silenciosa e secreta para o Céu, enquanto familiares e amigos serão “deixados para trás” sem entender por que essas pessoas desapareceram de repente. Quais são os perigos da falsa compreensão da profecia? O que dizer da ideia de que um dos acontecimentos finais da história da Terra será a reconstrução do templo de Jerusalém e o reinício dos sacrifícios de animais? Que outras concepções errôneas devem nos convencer de como é realmente importante entender corretamente a profecia?

2. Em muitas culturas e sociedades, os pais e sua classe social são fatores considerados importantes. Essa é uma tradição que parece ser encontrada ao longo de toda a História e está profundamente arraigada em muitos lugares. Por que essa ideia mundana é tão contrária a tudo o que o evangelho defende? Como a ideia de ser “nascido de novo” afeta nossa maneira de considerar a questão da classe ou estrutura social em que nós nascemos, ou em que outras pessoas nasceram?

Micocasters: Dannilo Cerqueira (@danndamn), Arthur Kapteinat (@ArthurKLima) e Gabriel Vitor (@Gabriel Vitor)
Arte da Capa: Alexandre Kapteinat
Edição e Sonorização: Dannilo Cerqueira

[ut_button color=”grey” target=”_blank” link=”http://media.blubrry.com/micocast/mico116.com.br/micocasts/HDLs04/HDLs04e01.mp3″ size=”medium”]DOWNLOAD MP3[/ut_button]

Verso Para Memorizar:

“Ele salvará o Seu povo dos pecados deles”(Mt 1:21).

Leituras da Semana: Mt 1; Mc 12:35-37; Is 9:6, 7; Rm 5:8; Jo 2:25; Jr 29:13; Mt 2:1-14

Duração: aprox. 35 min.

SUGESTÕES, CR͍TICAS, DÚVIDAS, “RATADAS E CAUSOS” Envie e-mails para: micocast@mico116.com.br

[envie o email com nome, idade, profissão e localidade!]

2017-07-12T15:23:10+00:00