Loading...

Hora da Lição s04e03 – O Sermão do Monte

O Sermão do Monte, o maior e mais abrangente de todos os sermões já pregados até hoje, pode ser visto como uma Constituição do reino de Deus. Nele, encontramos os princípios fundamentais que regem o reino e um manual de instruções para seus cidadãos. O Sermão do Monte considera o amor como o princípio básico do reino de Deus. Ao começar seu discurso com as bem-aventuranças (felicidade) do cristão e transcorrer por outros vários assuntos da natureza humana, Cristo demonstra que ser cristão significa ser feliz, vivendo com responsabilidade e de modo amoroso. Seja qual for nossa maneira de olhar para o sermão do Monte, ele é, basicamente, uma exposição do amor de Deus por seus filhos. Graça, misericórdia, justiça, providência e todas as demais qualidades que caracterizam o Ser divino e Sua atividade são possíveis apenas por causa da qualidade principal: amor. Esse é o cerne do maior discurso de Cristo, o Sermão do Monte.

Princípios e normas

1. Faça uma leitura rápida do Sermão do Monte em Mateus 5–7. Resuma, nas linhas abaixo, o que mais se destaca em sua mente a respeito dele e o que ele diz a você.

O Sermão vesus a lei

2. O que os seguintes textos dizem sobre a lei e sobre a ideia de que os dez mandamentos foram substituídos pelo Sermão do Monte? Mt 5:17-19, 21, 22, 27, 28; ver também Tg 2:10, 11; Rm 7:7

3. Leia Gênesis 15:6. Como essa passagem confirma que a salvação sempre foi pela fé?

A Justiça dos escribas e fariseus

4. Leia Mateus 5:20. O que Jesus quis dizer ao declarar que, se a nossa justiça “não exceder em muito a dos escribas e fariseus” não poderemos entrar no reino dos Céus?

5. Leia Miqueias 6:6-8. Em que aspecto essa passagem é um resumo do Sermão do Monte?

Os princípios do reino

6. Talvez o ensino mais radical de Jesus se encontre em Mateus 5:48. Como devemos praticar o ensino desse texto, especialmente em vista do fato de que somos pecadores?

7. Leia Mateus 5:43-47. Como esses versos, que terminam com Mateus 5:48, nos ajudam a entender melhor o que Jesus quis dizer com o verso 48? Ver tambémLucas 6:36.

Recebendo as palavras do reino

8. Leia Mateus 13:44-52. Nessas parábolas, o que é especialmente importante para entender como aplicar à nossa vida as verdades reveladas no Sermão do Monte?

Perguntas para Reflexão

  1. Como seria viver num mundo em que todos seguissem os princípios encontrados no Sermão do Monte?
  2. Jesus contou a parábola do construtor insensato e do prudente (ver Mt 7:24-27). Na estação seca, a diferença na aparência da rocha e da areia nas praias era quase imperceptível, e um construtor poderia construir sua casa sobre a areia, pensando que fosse rocha. Quando as chuvas chegavam, o alicerce arenoso era revelado, e a casa caía. Jesus comparou os que ouvem Suas palavras mas não as praticam com um alicerce arenoso. Como as tempestades revelam se nosso alicerce é de rocha ou de areia? Como podemos ter um alicerce firme mesmo em meio às piores provações?
Micocasters: Daniel Pinheiro, Jonas Neto e Damares Curvelo
Arte da Capa: Alexandre Kapteinat
Edição e Sonorização: Dannilo Cerqueira

[ut_button color=”grey” target=”_blank” link=”http://media.blubrry.com/micocast/mico116.com.br/micocasts/HDLs04/HDLs04e03.mp3″ size=”medium”]DOWNLOAD MP3[/ut_button]

Verso Para Memorizar:

“Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da Sua doutrina; porque Ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas” (Mt 7:28, 29).

Leituras da Semana: Mt 5–7; Rm 7:7; Gn 15:6; Mq 6:6-8; Lc 6:36; Mt 13:44-52; Rm 8:5-10

Duração: aprox. 35 min.

SUGESTÕES, CR͍TICAS, DÚVIDAS, “RATADAS E CAUSOS” Envie e-mails para: micocast@mico116.com.br

[envie o email com nome, idade, profissão e localidade!]

2017-07-12T15:23:47+00:00