Loading...

Hora da Lição s04e06 – Descanso em Cristo

Quando pensamos em lei normalmente vem alguns pensamentos a nossa mente como: injustiça, condenação, corrupção, prisão entres outros. Parece que temos apenas sentimentos ruins quando pensamos e vivenciamos os resultados da lei em nossa vida, contudo o que precisamos entender é que a lei reflete a vontade do legislador, ou seja, no contexto divino,  a lei é o reflexo do caráter de Deus e dos seus interesses pelo ser humano. Guardar uma lei, nos dias atuais, é uma missão impossível  que nem Ethan Hunt (Tom Cruise) conseguiria completar ou realizar, por isso necessitamos de alguém para ajuda-nos com nossos fardos. Dentro do que aprendemos essa semana, Jesus é aquele que plenamente refletiu a lei de Deus, em todos os seus aspectos, inclusive na guarda do sábado, por isso se tornou nosso substituto eficaz e complete. O sábado é o momento de aliviarmos nossas cargas, descansando em Cristo, aprendendo dEle e imitando sua vida e seu caráter. Ás vezes nos preocupamos apenas em fazer ou deixar de fazer rituais corriqueiros e de rotina no sábado e esquecemos que o real sentido do sábado é santificar e adorar a Deus, nos encontrarmos com Ele, descansarmos fisico e mente das coisas da semana e abencoar e fazer o bem aos outros. Reconheça em Jesus o o descanso redentor para sua vida, experimente o descanso do sábado  e viva as bençãos desse dia com alegria e gratidão. (por Jalles Castro Cavalcante)

O jugo leve de Cristo

1. Leia Mateus 11:28-30. Por que essas palavras de Jesus foram colocadas exatamente nesse ponto, logo após Sua oração e depois da lamentação sobre as cidades incrédulas?

Agitação por causa de um dia de descanso

2. Leia os versos seguintes. Sobre quais questões existem divergências nesses textos? Sobre quais pontos não há divergência? Mt 12:1, 2; Lc 14:1-6; Mc 2:23-28;Jo 5:9-16

A resposta de Jesus

3. Leia Mateus 12:3-8 e 1 Samuel 21:1-6. Como Jesus reagiu ao pesado jugo dos fariseus? Qual foi a linha de raciocínio de Jesus?

Cura no sábado

4. Leia Mateus 12:9-14. Qual é a questão envolvida nesse texto, e por que esse seria outro motivo para divergência?

A guarda do sábado

5. Leia novamente Mateus 12:12 e se concentre na frase: “Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem”. O que isso significa no contexto imediato ao qual Jesus estava se referindo? O que a guarda do sábado deve incluir?

6. Leia Isaías 58:7-13. De que forma esse texto ajuda a refletir sobre o significado verdadeiro de seguir o Senhor e viver os princípios da lei, inclusive o sábado? Como entender a frase “reparador de brechas”, especialmente no contexto das três mensagens angélicas?

Perguntas para Reflexão

    1. O que Jesus quis dizer quando declarou: “Misericórdia quero e não holocaustos” (Mt 12:7)? Considere também Mateus 9:10-13, Oseias 6:6 e Isaías 1:11-17.
    2. O que poderíamos fazer, além de mostrar evidências bíblicas, para tornar as pessoas mais abertas à verdade do sábado?
    3. Como você guarda o sábado? O que você poderia fazer para obter uma experiência mais profunda e rica a partir da guarda do sábado?
    4. Jesus disse: “O Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve.” Faça a si mesmo a pergunta: De que modo posso ajudar a diminuir o fardo e a suavizar o jugo daqueles que me cercam?
Micocasters: Daniel Pinheiro, Damares Curvelo, Arthur Kapteinat, Danielle Palma e Dannilo Cerqueira
Arte da Capa: Alexandre Kapteinat
Edição e Sonorização: Dannilo Cerqueira

[ut_button color=”grey” target=”_blank” link=”http://media.blubrry.com/micocast/mico116.com.br/micocasts/HDLs04/HDLs04e06.mp3″ size=”medium”]DOWNLOAD MP3[/ut_button]

Verso Para Memorizar:

“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mt 11:28).

Leituras da Semana: Mt 11:28-30; 12:1, 2; Lc 14:1-6; Jo 5:9-16; Mt 12:9-14; Is 58:7-13

Duração: aprox. 35 min.

SUGESTÕES, CR͍TICAS, DÚVIDAS, “RATADAS E CAUSOS” Envie e-mails para: micocast@mico116.com.br

[envie o email com nome, idade, profissão e localidade!]

2017-07-12T15:25:00+00:00