“Jesus Sem-Teto”

Uma nova estátua religiosa na cidade de Davidson, Carolina do Norte, EUA, é diferente de tudo que você pode ver em uma igreja.

A estátua retrata Jesus como um vagabundo dormindo em um banco do parque. A Igreja Episcopal de St. Alban instalou a estátua de “Jesus Sem-Teto” em sua propriedade no meio de um bairro nobre cheio de sobrados bem conservados .

“Jesus” está encolhido debaixo de um cobertor com o rosto e as mãos encobertas; apenas as feridas da crucificação nos pés descobertos podem denunciá-lo .

A reação foi imediata. Alguns adoraram; outros não.

“Uma mulher da vizinhança realmente chamou a polícia na primeira vez em que ela passou pelo banco”, diz David Boraks, editor de DavidsonNews.net . “Ela pensou que era um morador de rua real”.

Isso mesmo. Alguém chamou a polícia para prender Jesus!

“Um outro vizinho, que vive próximo à igreja, escreveu uma carta ao editor da NPR dizendo que aquilo o assustava”, acrescentou Boraks .

Alguns vizinhos sentem que é uma representação insultuosa do filho de Deus, e que, o que parece ser um vagabundo enrolado em um banco, rebaixa o nível do bairro.

A estátua de bronze foi comprada por 22.000 dólares (R$ 50.000,00)  como um memorial para um paroquiano, Kate McIntyre, que amava a arte pública. O pastor responsável pela igreja, David Buck, 65 anos, diz que a estátua não vai a lugar nenhum: “Isso dá autenticidade à nossa igreja. Esta é uma instituição relativamente influente e precisamos lembrar que a nossa fé se expressa na preocupação ativa com os marginalizados da sociedade”, pontuou.

A escultura é concebida como uma tradução visual da passagem no Livro de Mateus, em que Jesus diz aos seus discípulos: “Como você fez isso a um dos menores dos meus irmãos, você fez isso para mim. ” Além disso, Buck diz, é uma boa lição da Bíblia para aqueles acostumados a ver Jesus representado na arte religiosa tradicional como o Cristo de glória, entronizado em elegância .

“Acreditamos que esse é o tipo de vida que Jesus tinha”, diz Buck. “Ele era, em essência, um morador de rua.”

Esta cidade universitária à beira do lago ao norte de Charlotte tem a primeira estátua de  “Jesus Sem-Teto” em exibição nos Estados Unidos . A Caridade Católica de Chicago planeja instalar sua estátua quando o clima aquecer . A Arquidiocese de Washington, DC, diz estar interessado em uma também.

O criador é um escultor canadense e devoto católico chamado Timothy Schmalz . De seu estúdio, em Ontário, Schmalz diz que entende que seu “Jesus, o Homeless” é provocativo .

“Essa é essencialmente a função da escultura”, diz ele . “Era para desafiar as pessoas”.

Ele diz que ofereceu os primeiros moldes para a Catedral de St. Michael em Toronto e a Catedral de St. Patrick em Nova York . Ambas recusaram.

Um porta-voz de St. Michael diz que a apreciação da estátua “não foi unânime”, e a igreja estava sendo restaurada, então uma nova obra de arte estava fora de questão. Aquela estátua encontrou uma casa em frente da Escola Jesuíta de Teologia da Universidade de Toronto.

Um porta-voz de St. Patrick, em Nova York, diz que eles gostaram do Jesus Sem-Teto, mas a sua catedral também está sendo reformado e eles tiveram que recuar.

A instalação de mais alto nível do Jesus de bronze em um banco do parque será na Via della Conciliazione, a avenida que conduz à Basílica de São Pedro – se a cidade de Roma aprovar. Schmalz viajou para o Vaticano em novembro passado para apresentar uma miniatura para o próprio papa .

“Ele caminhou até a escultura e foi simplesmente arrepiante, porque ele tocou o joelho da escultura “Jesus Sem-Teto” e fechou os olhos e orou “, diz Schmalz . “Foi como se isso fosse o que papa Francisco está fazendo em todo o mundo: chegar aos marginalizados.”

via NPR

By | 2014-06-06T23:23:24+00:00 abril 22nd, 2014|blog| Comments