O Grande Conflito merece um Oscar?

Essa semana, uma amiga minha me apresentou uma revolução midiática de âmbito cristão. Estamos vivendo a revolução cristã através da arte, e finalmente a igreja tem investido nesse tipo de mídia. Não considero essa uma prioridade, mas sim uma alternativa bacana, um meio a mais de propagar a verdade. Nessa onda conheci The Record Keeper.

O que é: The Record Keeper é uma webserie, em estilo hollywoodiano, produzida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, com o intuito de incentivar o evangelismo virtual e também divulgar o livro A Grande Esperança, baseado no O Grande Conflito de Ellen W.

Como é: Cheia de simbolismos, é uma série ficcional que busca remeter ao grande conflito e queda de Lúcifer. Por enquanto, temos apenas o episódio piloto, mas a ideia é dramatizar a luta entre o bem e o mal. Esse episódio piloto  se resume na cena de uma conversa entre dois supostos anjos, envolvidos em um tipo de rebelião, dentro de um gabinete onde uma espécie de investigadora queria registrar um relatório dos fatos. E termina com a chegada da notícia de que a raça humana havia sido afetada (pelo que sei, ainda é mistério). O trailer de divulgação também traz muitos efeitos especiais, e toda uma inovação em cenário, com máquinas a vapor, num um universo alternativo, bastante marcados pelo steampunk – subgênero da ficção científica, baseado em avanços tecnológicos ultrapassados, como máquinas a vapor e computadores de madeira (um bom exemplo é o filme De Volta Para O Futuro III).

Repercussão: Falar sobre cinema na Igreja pode ser um tabu. Mas o investimento bem feito e a alta qualidade de imagem, som e cenário rendeu um prêmio antes mesmo da estreia do piloto. O 1º Festival Anual Geek premiou The Record Keeper como melhor trailer. Taí. Temos um produto midiático que se iguala aos padrões de comunicação seculares, mas difere grandemente em objetivo e conteúdo, e é isso que necessitamos exaltar.

Opinião: Não acho que seja necessário concorrermos a um Oscar, mas fiquei encantada com o projeto. Acho a estratégia muito válida e pode, quem sabe, abrir a mente de muitas pessoas, respondendo algumas perguntas que às vezes nem temos coragem de fazer. A qualidade do trabalho também desperta o interesse em acompanhar a história por completo, e tenho certeza que uma grande verdade vai infiltrar o coração de muitas pessoas sem nem perceberem, com a possibilidade de dar frutos um dia. Um filme não tira a necessidade de estudar sobre o assunto ou ler um livro, é óbvio. Mas o incentivo certo não nos fará padecer por falta de conhecimento.

Agora é torcer para que a série completa seja logo transmitida, e esperar que uma verdade tão especial possa tocar o coração de tanta gente que vive despreocupada com o futuro da humanidade.

Confira ali em cima o trailer premiado E tenha você também sua própria opinião.

By | 2016-11-06T18:21:30+00:00 abril 1st, 2014|blog| Comments